segunda-feira, 22 de maio de 2017

VAMOS FALAR SOBRE EDUCAÇÃO POLÍTICA

Hooooola, chicos!

Estava eu navegando na internet (é claro, rindo dos memes, porque eu pago minha internet pra isso também) quando me deparo com um post em que uma jovem diz que namora com um cara há mais de 3 anos e só agora veio descobrir a posição política dele. 

Dentre os comentários do post, a maioria das pessoas faziam o mesmo questionamento que eu "como namorar esse tempo todo com uma pessoa e não saber o que ela pensa sobre política?". Meia dúzia de comentários se referia ao fato de haver coisas melhores para se fazer numa relação. Mas então eu pergunto: por que não fazer tudo isso que uma relação pode oferecer e ainda conversar sobre política?

"Ah, Marayane, eu não sou obrigada a conversar com meu namorado(a) sobre política não". É claro que obrigada(o) você não é. Mas que isso é um desperdício social e intelectual, isso é sim, com toda a certeza (minha opinião). Por quê? 


Porque, minha gente, é a política que movimenta o seu país, a sua cultura, o seu emprego, a sua casa. Você aceitando ou não, é essa famigerada política que vai determinar o presente e o futuro da sua educação, saúde, segurança, finanças, entre um trilhão de outras coisas.

No momento em que você desiste de conversar sobre política, você renega seu direito de acompanhar se aquilo que seu candidato prometeu está sendo cumprido, se aquela pessoa a quem você confiou seu voto está fazendo tudo o que disse que faria. Ter posicionamento político diferente do seu não é crime não. Você pode tentar (e conseguir) conviver com uma pessoa que não pensa igual a você. Afinal, é o que a nossa democracia nos trouxe de mais bonito: a liberdade de escolher. É claro, nem sempre a gente consegue. É a vida, né?!



Não estou aqui como dona da verdade. Só queria expressar meu pesar por sermos um povo tão inteligente e, às vezes, deixarmos de lado tantos aspectos importantes. 

Eu já falei em educação, não foi? Talvez ela seja a culpada por não nos interessarmos tanto pela política. Deveríamos ser incentivados desde o ensino fundamental. Deveríamos ter acesso a uma educação política mais formal dentro do ensino médio. Mas ao invés disso, o que eles (os políticos) nos arrumam: um projeto chamado "Escola Livre", que diferente do nome, nos deixa cada vez mais afastados de um debate político dentro da sala de aula.

Mas quem é o responsável indireto por tudo isso? Nós, sejam nossos pais, tios, avós e, inclusive, nós mesmos, para as próximas gerações. Porque, caros, quando deixamos de nos interessar e falar sobre política, uma alma sebosa está interessada e em cima de uma palanque prometendo um emprego e uma praça pra cidade. E esse é o nosso grande erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário