segunda-feira, 21 de março de 2016

Porque a imprensa estava "equivocada"



Na minha humilde opinião, Thalia sempre esteve a frente de seu tempo. Seja por profissionais que ela escolhia para trabalhar nos seus discos e videoclipes, seja pelos toques dela em seus trabalhos, Thalia sempre me encantou.

Para quem não conhece, Thalia é uma cantora, atriz, apresentadora e empresária mexicana. A latina ganhou fama mundial ao interpretar a primeira de suas "Marias" nas telenovelas: Maria Mercedes, seguida por Marimar e Maria do Bairro. Antes disso, foi integrante de um grupo musical muito famoso no México, o Timbiriche.

Na carreira solo musical, sua estreia se deu com o disco "Thalia". O álbum foi muito mal visto e criticado por seu conteúdo sexual explícito e conteúdo satânico em "Amarillo Azul" (aff, vou nem falar nesse povo que vê religião e santanismo, né?). Somente no terceiro álbum é que Thalia "ganhou" a imprensa. Love foi gravado na Espanha e trouxe sons eletrônicos mais profundos. Foi seu primeiro álbum a entrar Billboard e conseguiu vender 200.000 mil cópias em um mês, e, atualmente, já vendeu um milhão de cópias apenas no México.

O vídeo abaixo faz parte de um de seus últimos trabalhos antes do hiatus que a cantora deu para se dedicar ao trabalho que para ela é um dos gratificantes e lindos do mundo: ser mãe. O álbum "Arrasando" marcou a entrada do mundo em um novo milênio: anos 2000.

A letra da música não poderia deixar de tocar nesse ponto. Dentre outras questões, Arrasando toca no "dom" que o ser humano tem para destruir tudo aquilo que toca, além de citar nomes muito importantes para a nossa história: Einstein, DaVinci, Gandhi, Lutero e Madre Teresa. Confira este trecho da música e logo após o clipe da canção:

"[...] Parece que nós somos armas mortais
porque sem medo nós mutilamos sentimentos naturais
nós destruímos a felicidade, nós acabamos com a vida [...]"


Mercado da Música

O mercado musical e audiovisual hoje em dia anda muito sem personalidade. Os artistas, para entrarem neste mercado, precisam fazer músicas comerciais. As letras e clipes estão ficando todos automáticos, sem inovação, sem vida. Algumas exceções, entretanto, ainda me deixam esperançosa.

Na época, os videoclipes de Thalia foram bem inovadores: as cores, as danças, os temas abordados nas canções, os cenários, etc. Hoje em dia, acho que até ela está se deixando "americanizar", infelizmente. Os dois últimos trabalhos videográficos foram muito autotunizados e iguais a tantos outros, em alguns aspectos. Daí surge uma questão que tem me deixado curiosa ultimamente. Será que é possível inovar nos videoclipes? Bem, para essa pergunta, duas palavras servem para resposta: liberdade e criatividade.

Sim, gente, vocês que estão fazendo cinema e outros cursos, têm a oportunidade de pensar um pouco se querem ser iguais aos outros ou se querem fazer um trabalho que irão lembrar para sempre. Sejam livres e criativos na hora de pensar em contar uma história. Não deixem ir pelo óbvio. Isso é muito chato.

Apesar das críticas que eu fiz à Thalia, a maioria de seu trabalho eu ainda curto ouvir e ver. Seus três últimos discos - trabalhos realizados após o hiatus - me apaixonaram. Com destaque para "Primera Fila", um álbum totalmente ao vivo e acústico, onde a mexicana cantou de jeans, camiseta e sem maquiagem, Thalia ainda consegue preservar boa parte de seu lado criativo e talentoso. Quer dar uma olhada? Sigam-me os bons:


Seu último trabalho ao vivo "Viva Tour", reuniu os grandes sucessos da latina que conquistou o mundo com sua doçura, carinho e loucura. Confira abaixo "Habítame Siempre", música que deu nome ao seu primeiro disco pós-hiatus:


Sei que sou suspeita pra falar - já que eu amo a cultura latina/ mexicana - mas a maioria das melodias e letras dessa mulher conseguem ser incríveis, deliciosas de ouvir e de cantar.

É isso, pessoal. Espero que, aos que têm costume de ler as coisas que essa doida aqui escreve, tenham gostado. Ando sem tempo ultimamente e nunca mais escrevi na "Mexileira", mas espero que eu consiga escrever mais. Besos!!!

P.S. A referência à equivocada que eu fiz no título se refere a uma de suas músicas, que fez parte do álbum "Primera Fila". A canção é uma balada e lhe rendeu mais de 100 milhões de visualizações no youtube, somente com esta canção.

A mexileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário